Gestante dá à luz no carro em frente ao HST

Quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Na madrugada desta quarta-feira, 17, a equipe da maternidade do Hospital Santa Teresinha atendeu um caso de extrema gravidade na recepção da unidade. Uma mãe em trabalho de parto avançado chegou ao hospital com bebê nascendo ainda no carro.

Trazida pelos vizinhos, Mayra Santeli Cordeiro, 22 anos, moradora do interior de Braço do Norte conta que viveu momentos angustiantes. “Estava em casa quando senti dores leves, fui ao banheiro e vi que minha bolsa tinha rompido. Fui tomar um banho para vir ao hospital e então constatei que o bebê já estava nascendo”, contou.

Mayra e o marido encaminharam-se ao HST, chegando a unidade já em parto pélvico, quando o bebê se encontra na posição contrária ao habitual, ou seja, sentado. O atendimento rápido da equipe da maternidade foi o diferencial nesse caso. “O bebê já se encontrava há muito tempo nessas condições, estava com circular de cordão e em parada cardiorespiratória”, explica a enfermeira obstétrica que atendeu o caso, Joice Effting.

O parto pélvico apresenta mais riscos que um parto normal, porque existe a possibilidade do bebê ficar preso no canal vaginal, podendo levar à diminuição do suprimento de oxigênio pela placenta. Além disso, também existe o risco dos ombros e da cabeça do bebê ficarem presos nos ossos da pélvis da mãe.

A equipe médica do pronto socorro iniciou o atendimento do recém-nascido realizando a reanimação e encaminhando ao acolhimento pediátrico e obstétrico. A gestante estava grávida de 38 semanas e 3 dias. Ítalo Emanuel Cordeiro Leandro nasceu às 00h48min. Mãe e filho passam bem.

Comentários